Hepatologista On-Line

Ascite

O que é?

A ascite, popularmente conhecida como barriga d’água, é a mais frequente manifestação da cirrose hepática na fase de descompensação.

Caracteriza-se pelo acúmulo de líquido na cavidade abdominal, que ocorre devido à retenção de sódio e consequentemente de água.

Como se apresenta?

O paciente começa a perceber um aumento do volume abdominal, um crescimento da barriga. Em alguns pacientes, esse início da ascite causa desconforto na barriga, com distensão abdominal, e uma certa sensação de intestino parado, uma certa indigestão.

À medida que a ascite vai aumentando e ficando volumosa pode causar perda do apetite e até mesmo desconforto respiratório.

Em alguns casos, pode ocorrer inchaço nas pernas acompanhando o quadro.

Como é detectada?

A ascite é detectada por exames de imagem como a ultrassonografia, a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética do abdome.

Quando ela é volumosa, o médico consegue identificá-la através do exame físico.

Formas de apresentação?

A ascite pode ser classificada como:

Leve:

O acúmulo do líquido só é percebido por exames de imagem.

Moderada:

Quando já é percebida através do exame físico. Durante a palpação abdominal, o médico observa sinais típicos.

Intensa:

Quando se nota um abdome que além de volumoso também é tenso à palpação. Esse grau de ascite também pode causar dificuldade para respirar devido ao prejuízo da expansão do diafragma.

Tem tratamento?

O tratamento da ascite depende da sua intensidade. Mas, para todos os casos, a dieta com pouco sal sempre é indicada.

Como é o sódio que faz reter o líquido, a dieta hipossódica ajuda a diminuir essa retenção.

Sempre é importante enfatizar que não é necessário restringir líquidos na dieta. A ingestão de água é importante para prevenir complicações renais na ascite.

Na forma moderada, além da dieta com pouco sal, são prescritos diuréticos com o objetivo de redução e controle da ascite. Lembrando que  os diuréticos devem sempre ser prescritos pelo médico, nunca use por conta própria. Eles podem causar insuficiência renal, elevação de potássio e redução do sódio do sangue, além de precipitar encefalopatia hepática.

Na ascite volumosa, somente a dieta e o uso dos diuréticos não são mais suficientes para o seu controle. É necessário a retirada do líquido ascítico através de um procedimento chamado paracentese de alívio.

Alguns pacientes não têm resposta com as doses máximas de diuréticos, ou apresentam alguma complicação com o uso do medicamento, inviabilizando o seu uso. Nesses casos, o tratamento baseia-se apenas na dieta hipossódica e paracenteses programadas.

Pode ter complicações?

A ascite pode evoluir com algumas complicações como :

1- Infecção do líquido ascítico.

2- lesão renal aguda

3- Hérnias abdominais

Se você tem ascite, procure um hepatologista. Ele é o profissional mais preparado para cuidar de você.

Dra Carla Andrea T. de Holanda

Hepatologista e Gastroenterologista