A hepatite C tem cura, no entanto, é uma doença silenciosa que causa cirrose hepática
A infecção pelo vírus da hepatite C é uma das principais causas de doença hepática crônica no mundo. Apesar da hepatite C ter cura com os tratamentos atuais, ela ainda acomete cerca de 71 milhões de pessoas no mundo. Para dificultar ainda mais o diagnóstica, a grande maioria das pessoas não apresentam sintomas da doença. Por isso, elas permanecem infectadas por anos ou décadas. Essa infecção leva à um processo inflamatório crônico no fígado, fibrose hepática, cirrose hepática e risco de câncer de fígado.
Outra questão importante é que essa pessoa contaminada pode contaminar outras pessoas ao longo do tempo.
O diagnóstico da hepatite C se dá através de exames de sangue específicos como o teste rápido, a sorologia para a pesquisa do Anti-HCV e a carga viral. Uma vez diagnosticada, a Hepatite C tem tratamento eficaz que leva a cura da doença, com isso, ocorre o fim do processo inflamatório, podendo ocorrer regressão da fibrose, bloqueando a evolução para cirrose hepática e reduzindo o risco de desenvolvimento de câncer de fígado, o carcinoma hepatocelular.
Com a cura do doença, consequentemente não haverá mais transmissão da doença para outras pessoas.
Se você tem Hepatite C ou algum familiar ou amigo, deve procurar um médico hepatologista para fazer o rastreamento do grau de acometimento hepático pela doença e já prescrever o tratamento medicamentoso apropriado.
Marque sua consulta:https://dracarlaholanda.com.br/contato/
Referência Bibliográfica:
https://easl.eu/publication/easl-recommendations-on-treatment-of-hepatitis-c-2020/